Siga-nos no Twitter: Twitter

Campo Grande - MS (67)

Associação de Amparo e Defesa Animal FIEL AMIGO   
CNPJ: 10.238.323/0001-71   

Banner

Noticia

SP-Prefeitura promete Centro de Adoção de Cães e Gatos

08/05/2009 - 11:57h

Após protesto, prefeitura de SP promete centro de adoção de cães e gatos

Manifestação mobilizou cerca de 1 mil pessoas nesta quarta (29).
ONGs querem cumprimento da lei que proíbe matar animais sadios.

Do G1, em São Paulo

Foto: Ernesto Rodrigues/AE

Entidades de direitos dos animais e ativistas realizam nesta quarta-feira (29), em São Paulo, protesto contra as mudanças impostas pela nova direção do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ). (Foto: Ernesto Rodrigues/AE)

 

A coordenadora do programa de proteção e bem-estar de cães e gatos da Prefeitura de São Paulo, Rita de Cássia Maria Garcia, disse nesta quarta-feira (29) que a cidade terá um centro de adoção a partir de 2010. Ela também se comprometeu a permitir que as ONGs ajudem no trato dos animais.

 

O anúncio foi feito após o protesto de cerca de mil manifestantes realizado entre 13h e 16h desta quarta para reivindicar mudanças no Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), em Santana, na Zona Norte de São Paulo,

 

Os manifestantes reclamam contra a eutanásia de animais saudáveis, prática que de acordo com eles contraria lei estadual aprovada em 2008. Rita admitiu que a prefeitura ainda não teve tempo de se adequar à nova lei. Entretanto, de acordo com ela, são sacrificados apenas os animais doentes, em condição terminal.

 

Entre as reclamações dos manifestantes com relação à administração do CCZ estão a dificuldade no processo de doação de cães de grande porte, mesmo dóceis; a proibição de fotografar cães com a finalidade de divulgação para doações; a proibição de que entidades e protetores cadastrados retirem os animais do local para levá-los a eventos de adoção durante os finais de semana; a proibição de que os animais tomem banho, que seriam pagos por simpatizantes. Eles pedem a substituição da atual administração.

 

"Em nossa reunião, conversamos muito sobre essas ações e acho que em três ou quatro semanas poderemos atender", disse Rita.

  

Parceria

A Coordenação de Vigilância em Saúde (Covisa) defendeu, através de nota, seu Programa de Proteção e Bem-Estar de Cães e Gatos de São Paulo e a diretoria do CCZ.  Ressaltou o interesse em fazer parcerias com "entidades de proteção animal, ONG´s (organizações não-governamentais), organizações governamentais, universidades, empresas públicas e privadas, entidades nacionais e internacionais e veterinários voluntários".

A Covisa informou que está sendo produzida uma campanha para incentivar a posse responsável e a adoção que será veiculada em rádio e TV. Além disso, informou que o "CZZ realiza a Feira de Adoção, cujo objetivo principal, é estimular a posse responsável. A próxima a ser realizada será no dia 9 de maio. Interessados devem comparecer com RG, CPF e comprovante de residência". 


Leia mais notícias de São Paulo


 
Fonte: globo.com