Siga-nos no Twitter: Twitter

Campo Grande - MS (67)

Associação de Amparo e Defesa Animal FIEL AMIGO   
CNPJ: 10.238.323/0001-71   

Banner

Noticia

O Cão FACILITA sua Vida Social

02/07/2009 - 10:18h

Quebra-gelo: o cachorro como facilitador social

Foco: Facilitador social Imprimir Indicar esta matéria

Você certamente já deve ter presenciado uma cena como esta inúmeras vezes: alguém está passeando acompanhado de seu cachorro, quando um desconhecido pára somente para elogiar o animal ou fazer um carinho nele.

Desenho em quadrinhos: alguém está passeando acompanhado de seu cachorro, quando um desconhecido pára somente para elogiar o animal ou fazer um carinho nele.

Pois é...
Embora não seja tão comum nos dias de hoje, principalmente nas grandes cidades, pararmos no meio da rua para conversarmos com pessoas que nem sequer conhecemos, a situação muda completamente de figura quando estamos ao lado de nossos animais de estimação.

Atualmente, estamos sempre correndo, atrasados, tentando multiplicar as horas do dia para dar conta de todas as tarefas. Agora, tudo é bem diferente quando estamos na companhia de um cachorro. A impressão é que as pessoas esquecem de todos aqueles tantos compromissos que consomem o tempo para interagir conosco, seja puxando conversa, brincando com o pet, ou simplesmente sorrindo e demonstrando simpatia. Mas por que isso acontece?

Vários estudos já comprovaram que, quando estamos com nosso cão, atraímos mais os olhares e a empatia das pessoas!

O animal acaba agindo como um "elo",
capaz de aproximar os seres humanos.

E isso ocorre porque o cachorro desempenha um papel essencial na hora de "quebrar o gelo", no momento em que vamos estabelecer um primeiro contato com alguém que não ainda conhecemos.

De uma forma totalmente espontânea, o pet atrai a atenção de outros indivíduos que, com o intuito de se aproximar do cachorro, acabam interagindo também com o proprietário do animal, criando assim uma nova relação social.

Essa reação que a presença canina desempenha na interação entre dois ou mais seres humanos pode também ser observada no trânsito. Mesmo em meio um tráfego caótico, como é comum ocorrer nos grandes centros urbanos, se o cachorro
está a bordo do veículo
, ganhamos mais sorrisos e acenos de mão.
Se nunca fez isso... EXPERIMENTE! ...é divertido! E, muitas vezes, de encontros corriqueiros como estes, o papo pode até se estender entre pessoas que, em uma situação normal, nem sequer se cumprimentariam no meio da rua, mas que acabam interagindo somente por causa do cachorro.


Isso porque, a presença de nossos animais de estimação nos ajuda a aliviar os estados de tensão e a ansiedade, diminuindo o estresse do cotidiano e, mais do que isso, a companhia do cachorro aumenta a autoestima do próprio dono.

Também vale frisar que esses benefícios são capazes de agir tanto no proprietário do animal, quanto na pessoa que está se aproximando dele naquele momento.

Espero que tenha gostado! Abraços, Alexandre Rossi

Assista ao vídeo do Alexandre mostrando que funciona!

 
Fonte: http://www.merial.com.br/frontline/