WSPA promove 1° Seminário de Campanhas e Desenvolvimento Organizacional para ONGs afiliadas
Dec 1, 2010
Durante os dias 26 a 28 de novembro, a WSPA Brasil reuniu 45 representantes de 24 ONGS afiliadas em um encontro no Hotel Solarium, em Osasco (SP), para discutir temas como elaboração de campanhas, comunicação digital, relacionamento com imprensa, planejamento estratégico e gestão.
O 1° Seminário de Campanhas e Desenvolvimento Organizacional, organizado pela Gerente de Desenvolvimento de Afiliadas, Elizabeth Mac Gregor, promoveu uma troca de experiência entre os participantes e a apresentação de conteúdos específicos feitos pelos profissionais da WSPA e convidados.
A Gerente de Campanhas da WSPA Brasil, Ingrid Eder, abriu o ciclo de palestras, abordando o tema de Planejamento de campanhas, provocando a reflexão sobre as principais etapas, como: Pesquisa, Objetivo, Estratégia e Táticas. Ingrid apresentou a Árvore de Problemas e Árvore de Objetivos, de forma didática, mostrando a importância do entendimento e definição dos pontos fracos e fortes de uma organização, além da análise do ambiente externo, ou seja, suas oportunidades e ameaças.
A comunicação digital também foi foco do Seminário e despertou interesse entre os participantes. A Gerente de Comunicação da WSPA Brasil, Flávia Ribeiro, falou da importância da redação para a web e suas particularidades, com dicas práticas sobre o desenvolvimento do texto para sites em geral, o relacionamento com a imprensa e dicas para o momento das entrevistas. O Coordenador de Comunicação Digital da WSPA Brasil, Marcelo Reis, mostrou os benefícios de se utilizar as redes sociais para promoção e disseminação de campanhas informativas, educativas e apresentou dicas sobre como criar comunidades no Facebook e uso do Twitter.
Palestrantes convidados enriquecem o evento
Deputado Federal Ricardo Trípoli
© WSPA Brasil
As ONGs ambientalistas, Greenpeace e a SOS Mata Atlântica enviaram representantes para expor campanhas bem sucedidas e também estudo de casos. Leandra Gonçalves, Coordenadora de Campanhas do Greenpeace fez uma exposição sobre a campanha Oceanos, e Maria Luisa Ribeiro, Gerente de Campanhas da SOS Mata Atlântica, relatou o histórico da Despoluição do Tietê.
O professor da FGV, Luiz Rossi apresentou a metodologia canadense “Outcome Monitoring” que analisa a mensuração de resultados de um planejamento através da avaliação dos sinais de progresso.
O Deputado Federal Ricardo Trípoli, parceiro do movimento de proteção e bem-estar animal, palestrou sobre negociação política, um elemento essencial na maioria das campanhas para se conseguir instrumentos legislativos em prol do bem-estar animal, terminando com uma mensagem de otimismo sobre as vitórias conquistadas nos últimos anos.
Dinâmica para criação de campanhas motiva grupos
O evento foi concluído com um exercício prático para os participantes no domingo, dia 28/11. Cinco grupos de ONGs afiliadas interagiram sobre temas que elegeram para a criação de uma campanha. A WSPA premiou três grupos (Desastres: ASPA (MG), AVA (SP), Ecosul (SC) e Abrigo dos Bichos (MS); Educação: Abrigo Piccolina (SP), Vida Animal (MG), ITEC (SP), Bichinho Carente (RS) e Controle Populacional: Amimais (RN), USPA (SP), NIPA (SP), Mi e Au (SP).
Cada grupo recebeu uma contribuição de R$ 4 mil para a realização das atividades planejadas. “A proposta foi executar, na prática, os conceitos que trabalhamos durante o encontro. Foi um momento muito rico de criação, pois todos nós aprendemos juntos. O exercício possibilitou um ambiente de esclarecimentos de dúvidas e compreensão do conteúdo sobre planejamento e gestão de campanhas”, comentou Ingrid.
A troca de idéias continuará permanente no fórum de discussão da lista de afiliadas WSPA do Yahoo Groups.
Veja mais fotos do Seminário de Campanhas WSPA Brasil. >>
Conheça a rede de ONGs afiliadas da WSPA Brasil. >>