ABRIGO DOS BICHOS PRECISA DE VOLUNTÁRIOS
A ONG procura pessoas que possam ser Lares Temporários de animais resgatados
O Abrigo dos Bichos é uma associação civil fundada em 10 de setembro de 2001. É uma sociedade que tem por missão a proteção e bem estar animal. Trata-se de uma entidade do terceiro setor sem fins lucrativos, logo, se mantém conforme ajuda de voluntários e de doações de pessoas que se sensibilizam com sua causa.
O trabalho da ONG é muito importante, pois, como qualquer outra associação, ela atua aonde o setor público e o privado não conseguem atender. No Brasil, existem leis que prevêem ser de responsabilidade do Estado proteger os animais, bem como há leis que configuram crime praticar atos de abuso, maus-tratos, ferir ou mutilar animais silvestres, domésticos e domesticados, nativos ou exóticos.
Segundo a Presidente do Abrigo dos Bichos, Maria Lúcia Metello, diariamente o recebe denúncias, seja por telefonemas ou por e-mails. A sociedade campograndense reconhece o trabalho da ONG, porém como toda associação tem seus problemas. “O Abrigo dos Bichos não tem uma sede, ou seja, um espaço físico para abrigar todos os animais vítimas de maus tratos. Por isso, não são socorridos todos os chamados”, explica a presidente. Toda vez que um animal é atendido e tem a sorte de sobreviver começa outro trabalho que é conseguir coloca-lo para adoção.
O Abrigo dos Bichos precisa de voluntários para continuar seus trabalhos para a sociedade. Uma das missões da ONG é resgatar animais que se encontram em situação de maus tratos ou que foram atropelados. A ONG tem uma equipe de resgate que trabalha no recolhimento desses animais. Segundo o coordenador da Equipe de Resgate Wagner Alphonso, esses voluntários vão até o local, socorrem o animalzinho, fazem o acompanhamento durante o tratamento na clínica.
A dificuldade aparece quando esses animais já curados precisam de um lar. Por isso, o Abrigo precisa de pessoas que sejam voluntárias. Gente que ceda seu tempo e sua residência por prazo provisório para que esses animais tenham a chance de conseguir um lar. Para isso, certamente o Abrigo dos Bichos vai oferecer a orientação necessária bem como analisar se a pessoa tem qualificação necessária para essa missão.
Atualmente o Abrigo dos Bichos contam com poucos voluntários disponíveis como lares temporários e um deles é a Suzy Maki. Além de atuar na equipe de resgate de animais, ela ajuda como casa de passagem para os bichinhos que recebem alta da clínica. “Se a pessoa oferecer esse espaço, mesmo que limitado a um ou a vários animais, com certeza isso será tão importante quanto o ato de resgatar um animal”, afirma Susy.
Se você gosta de animais e quer ajudar a ONG a manter suas atividades, entre em contato pelo e-mail [email protected] informando sua vontade em ser voluntário, nome e telefone. A equipe de voluntários entrará em contato para melhor orienta-lo.
Assessoria de Imprensa
Nandra Laura
[email protected]