Se você é o feliz proprietário de um cão, saiba que ele necessita de exercícios físicos diários pelos mesmos motivos que você e, o que é mais importante, ele precisa se SOCIALIZAR. O cão necessita passear bastante para se acostumar com pessoas e outros animais. Cão feliz não é aquele que passa o dia todo preso em uma lavanderia, num canil ou num pequeno quintal. Por mais carinho que você dê a ele... Clique aqui e saiba com detalhes o porquê do seu cão precisar de passeios diários. Cães de apartamento devem sair à rua três vezes ao dia.
Pensando no seu bem estar e do seu amigão, que tal fazer dos passeios diários com seu cão, um momento para os dois se exercitarem? Seu cachorro pode ser um ótimo personal trainer!
Programa de treinamento dono-cão:
Maneira correta de conduzir o cão
Caminhar com seu cão para se exercitar é bem diferente de levá-lo para passear. No passeio você permite que seu cão faça várias paradas para urinar, defecar e cheirar tudo. Na caminhada ele terá que andar no seu ritmo, sem paradas. Adote uma postura mais séria e seu cão entenderá que aquele é momento de caminhar.
Dicas para você:
Se você não costuma andar regularmente, comece caminhando aos poucos, seguindo o esquema abaixo:
1ª semana:
- Jovem sedentário - 30 minutos / dia - 5 vezes por semana
- Idoso sedentário - 30 minutos /dia - 3 vezes por semana
2ª semana:
- Jovem sedentário - 45 minutos /dia - 5 vezes por semana
- Idoso sedentário - 45 minutos /dia - 3 vezes por semana
3ª semana:
- Jovem sedentário - 60 minutos /dia - 5 vezes por semana
- Idoso sedentário - 60 minutos /dia - 3 vezes por semana
4ª semana:
- Jovem sedentário - 60 minutos /dia - 5 vezes por semana (caminhada acelerada)
- Idoso sedentário - 60 minutos /dia - 5 vezes por semana
Use roupas confortáveis que não atrapalhem o movimento. Prefira camiseta com tecido dryfit, telado ou algodão (este absorve o suor, mantendo o tecido úmido, o que não é o ideal). Shorts, bermuda ou calça de tectel, suplex, nylon ou microfibra. Evite lycra e jeans.
É importante que você use um calçado apropriado para caminhadas. Use tênis, de preferência aqueles especiais para Jogging, pois absorvem o impacto, evitando lesões.
Procure alongar-se antes e depois da caminhada. (clique aqui e aprenda a fazer alongamento).
É importante também a hidratação. Cerca de 30 minutos antes da caminhada, procure consumir de 1 a 3 copos de água. Durante o percurso, beba pequena quantidades (leve uma pequena garrafa). Ao final, água a vontade.
Evite caminhar em locais como avenidas movimentadas. Inalar grandes quantidades de monóxido de carbono é prejudicial à saúde.
Dicas para o seu cão:
Prefira caminhar no início da manhã ou final da tarde. Seu cão não possui mecanismo de sudorese (cães não suam!) e seu amigão pode ficar muito ofegante e cansado sob temperaturas altas. Além disso, as almofadas das patas podem sofrer queimaduras se o chão estiver muito quente.
Deixe que seu cão urine antes de começar uma caminhada.
Cães idosos (acima de 7 anos), com problemas de coluna, displasia coxo-femural em grau elevado ou alterações cardíacas, não devem ser submetidos a exercícios físicos intensos.
Cães obesos devem caminhar para perder peso, mas cansam com mais facilidade. Mas vá num ritmo mais lento no início.
Você deve ingerir bastante água e seu animal também. Porém, seu amigão deve beber água em pequenas quantidades. A ingestão de grandes quantidades de água, de uma só vez, pode causar torção total ou parcial do estômago dos cães.
Para que o cão acompanhe seu ritmo, você deve conduzí-lo da maneira correta. Leve-o sempre do seu lado esquerdo e segure a guia com as duas mãos (foto). Não deixe que ele o arraste, pois a má postura não fará bem para a sua coluna.
Você pode levar o cão com guias extensoras que permitem que ele tenha bastante mobilidade, mas apenas quando ele já estiver acostumado a acompanhá-lo.
Se perceber que seu cão quer parar por cansaço, respeite o ritmo dele. Deixe que ele descanse e ofereça um pouco de água. Se ele se cansa muito depressa, procure o veterinário.
Recompense seu cão após a caminha oferecendo um petisco canino ou um brinquedo. Isso o condicionará que ele deve se comportar da melhor maneira para receber seu "pagamento".
Com o tempo, você e seu cão passarão a ter prazer nas caminhadas e farão delas uma saudável rotina. E não pense que você poderá faltar à aula. Seu personal trainer de quatro patas nunca estará indisposto ou sem vontade de "treinar".
Agradecimentos ("dicas para você"):
Alessandra Wehb D Angelo
Fábio Campos Macedo
personal trainers
Silvia C. Parisi
médica veterinária - (CRMV SP 5532)