Caros amigos,
Temos a imensa satisfação de comunicar que hoje obtivemos uma grande vitória da causa animal! Foi celebrada uma parceria com a Comissão de Direitos Humanos da OAB/MS, objetivando atender nossa luta em favor dos Direitos dos Animais e assistência jurídica aos protetores.
Em reunião para expor nossas ações, solicitamos apoio à Ação Civil Pública Ambiental Com Pedido de Liminar impetrada pelo Ministério Público contra uma protetora da cidade de Nova Andradina.
Mesmo o Abrigo dos Bichos dando assistência veterinária, ração, vacinas, vermífugos e castração aos seus animais, os mesmos foram apreendidos por ordem judicial (com requintes de crueldade) e levados ao CCZ local que ainda não tem estrutura adequada que atenda às regras de bem-estar animal.
Mesmo considerando a séria responsabilidade da figura jurídica do "fiel depositário", metade dos 109 gatos apreendidos simplesmente "fugiram" por uma abertura na janela uns dias depois.
Não só nos preocupa a delicada situação que ora passam os animais, mas a própria protetora que está tendo os seus direitos vilipendiados, inclusive, não lhe sendo permitida, judicialmente, visitação aos seus animais.
Como cidadã, vem sendo humilhada, agredida e, pior de tudo, "ignorada", pois o problema no qual se envolveu, não foi criado por ela e, sim, pela população de Nova Andradina que abandonou (e continua abandonando) seus animais em sua porta e pelo descaso das autoridades que não cumpriram o seu papel (de tutelar a vida animal e humana) para resolver o assunto. Pelo contrário, a protetora é tida como uma "louca", transformando-se na vilã da história, enquanto os reais criminosos, nem sequer são lembrados no processo.
Eis porque de nosso pedido e aceitação de intervenção da OAB/MS no caso em questão.
Quiçá seja este o caminho a ser trilhado em todos os Estados na busca de uma efetiva solução para uma Saúde Pública justa, equilibrada e dentro dos preceitos legais, éticos e morais.
Partipantes: Maria Lúcia, Luiz Eugênio e Sibele Cação. (Abrigo dos Bichos)